quarta-feira, 2 de março de 2011

Receita Caixa Surpresa: vai chocolate, morango e marshmallow

Caixa Surpresa


 Tempo de preparo: 35 minutos
Tempo de cozimento:
20 minutos
Tempo de geladeira: 2 horas
Rendimento: 10 a 12 porções




INGREDIENTES

1 xícara (chá) de açúcar (180g)
meia xícara (chá) de água (120ml)
3 claras pequenas (90g)
1 disco de 20cm de pão de ló
3 embalagens de biscoito de chocolate (ou aproximadamente 500g)
350g de morango fresco cortado ao meio
hortelã fresca picada a gosto


MODO DE PREPARO

Prepare um marshmallow:
numa panela pequena, junte o açúcar e a água. Leve ao fogo até obter ponto de bala (cerca de 15 minutos depois da calda entrar na fase de cozimento, mergulhe uma colher de água fria e depois na panela para retirar um pouco da calda. Mergulhe os dedos em água fria e retire um pouquinho de calda da colher para formar uma bola que deverá ser elástica).


Bata na batedeira as claras em neve. Quando a calda estiver no ponto, despeje-a em fio sobre as claras. Continue batendo em velocidade alta até que a preparação fique fria (cerca de 15 minutos).


Forre o fundo de uma fôrma redonda (com cerca de 20 cm de diâmetro) de fundo removível com o disco de pão de ló. Distribua os biscoitos de pé pela lateral da fôrma (se necessário use um pouco do marshmallow para facilitar no momento de “grudar” os biscoitos).


Distribua o marshmallow sobre os biscoitos da lateral e no fundo de pão de ló, formando uma camada que vai unir e estruturar a sobremesa. Trabalhe com cuidado. No final você vai obter “uma caixa” que deve ser recheada com os morangos (envolvidos antes na hortelã picada).


Sobre o morango, espalhe o restante do marshmallow e distribua os biscoitos restantes (distribua os biscoitos como se fosse uma flor, para facilitar na hora de servir). Leve à geladeira por cerca de 2 horas. Desenforme deixando a parte de biscoito para cima.


Dica para fazer o pão de ló: bata na batedeira 2 claras em neve. Reserve. Em outra tigela, bata 2 gemas e 4 colheres (sopa) de água até espumar. Junte 1 xícara (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de farinha de trigo e 1 colher (chá) de fermento. Retire da batedeira e acrescente as claras em neve, mexendo delicadamente. Despeje a massa numa fôrma redonda com 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até que, enfiando-se um palito na massa, este saia limpo. Corte o pão de ló ao meio no sentido horizontal, formando 2 discos. Use 1 disco de massa para a receita e congele o outro disco.

Variações:
substitua o morango por pêssego em calda (sem a calda). Substitua o pão de ló por fatias de bolo comprado pronto.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs