sábado, 29 de janeiro de 2011

Quem envelhece mais cedo? Loiras ou morenas?

Envelhecer é um processo natural e inevitável. As marcas deixadas na pele e no organismo estão associadas à herança genética e a fatores externos, como exposição solar, tabagismo, má alimentação, entre outros pontos que acabam afetando a beleza. De acordo com a cirurgiã plástica, Cristina Pires Camargo, não é mito que a pele branca é a mais propensa a apresentar sinais de envelhecimento, como rugas e sulcos, (flacidez da maça do rosto) se comparada às demais etnias como a negra e a asiática.

"A pele branca é menos preparada para suportar as agressões do sol, tendo mais predisposição ao fotoenvelhecimento. Já a melanina contida na pele negra é diferente das demais raças, no se refere à qualidade e a quantidade, podendo ser considerada um dos fatores que protegem a pele contra as agressões do meio ambiente", explica a médica.

Já a pele do asiático, assim como a de mulatos, apresenta fototipos mais altos, segundo a classificação (abaixo), feita pelo médico americano, Thomas Fitzpatrick, da Escola de Medicina de Harvard. Além disso, esses tipos de pele têm o aumento da pigmentação natural, que protege a camada cutânea diante de inúmeras inflamações. O estudo determinou um tipo de classificação para cada pele, baseado na quantidade de melanina existente na pele e cabelos, e conforme a reação da pele à irradiação ultravioleta.
 

Não é mito que a pele branca é a mais propensa a apresentar sinais de envelhecimento, como rugas e sulcos


Estudo de Fitzpatrick

- Pele muito clara sempre queima, nunca bronzeia

- Pele clara sempre queima e, algumas vezes, bronzeia

- Pele menos clara algumas vezes queima e sempre bronzeia

- Pele morena clara raramente queima e sempre bronzeia

- Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia

- Pele negra, nunca queima, sempre bronzeia

Tratamento

Da mesma maneira que os tipos de pele reagem de formas diferentes, as áreas que serão tratadas devem ser distintas e individualizadas, de acordo com a cirurgiã plástica. "Para amenizar as rugas da pele branca é recomendada a aplicação de toxina botulínica tipo A e o preenchimento com ácido hialurônico para melhorar os sulcos, e outros tratamentos. Já para a pele asiática, é indicada a toxina botulínica para corrigir os pés de galinha e aumentar a abertura dos olhos, além do preenchimento para os lábios e maçã do rosto.", assinala a médica.

A pele negra necessita de tratamento especial na região entre as sobrancelhas, com a aplicação de toxina botulínica, preenchimento e até cirurgia. "O tratamento do sulco que marca demais a face negra, pode ser tratado com preenchimento com ácido hialurônico na região malar e nos sulcos", finaliza a cirurgiã.

Características da pele

Raça Branca – propensão às manchas é de pouca à a moderada e a espessura varia de fina à grossa – Estrutura marcante: nariz e região malar.

Raça Asiática – mancha facilmente e tem espessura moderada – Estrutura marcante: região malar e lábios.

Raça Negra – mancha moderadamente e tem espessura grossa – Estrutura marcante: lábios.

Características da face

Raça Branca – rugas de moderada à grande intensidade; queda de estruturas da face (maçãs do rosto), sulco nasogeniano profundo, bigode chinês e excesso de pele na mandíbula.

Asiática – rugas discretas na região dos pés de galinha; olhos ficam menores pela queda da pele na região palpebral; manchas por fotoenvelhecimento, lábios "murcham", perfil fica plano; discreta queda de estruturas da face, bigode chinês e excesso de pele na mandíbula.

Raça negra – rugas profundas na região entre as sobrancelhas; sulco nasogeniano profundo; região superior da face tem aspecto de envelhecimento mais acentuado; discreta queda de estruturas da face, bigode chinês e excesso de pele na mandíbula.

*Fonte: Carruthers, JD, Glogau, RG et als. Plastic Reconstruct Surg, www.rugasnuncamais.com.br

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs