segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hollywood prepara 'aposentadoria' dos DVDs

Uma plataforma venderá ao usuário uma série de licenças que lhe darão direito de ver os conteúdos que serão acessíveis na internet

Vencidos pela pirataria e pelo consumo 'on line', os estúdios de Hollywood estão preparando o lançamento de uma plataforma para distribuir filmes pela internet em função da decadência do DVD.


Mesmo a contra gosto, os principais estúdios como Fox, Paramount, Sony, Universal e Warner lideram um consórcio de empresas tecnológicas e audiovisuais para debater a transição do setor para o mundo digital.


Intitulado 'UltraViolet', o sistema será lançado primeiramente nos Estados Unidos e em seguida no Reino Unido e no Canadá. Somente depois será disponibilizado para os outros países.


A plataforma venderá ao usuário uma série de licenças que lhe darão direito de ver os conteúdos que serão acessíveis a partir de dispositivos conectados à internet.


A ideia é criar um formato padrão para a distribuição digital de conteúdos, como aconteceu então com a fita de VHS, o DVD ou mais recentemente com o blu-ray, embora nem todos os grandes nomes do setor apeoiem a iniciativa.


A indústria cinematográfica se viu forçada a tomar estas medidas após negar durante um tempo a assumir uma mudança de tendência no consumo de cinema em casa, com a esperança de que a queda das vendas do lucrativo negócio do DVD fosse um episódio passageiro, ou se conseguisse pôr fim à pirataria pela internet.


A realidade é que a comercialização de DVD continuou caindo durante o ano passado, com baixa de vendas de 16% nos EUA em relação ao ano anterior. O UltraViolet é o primeiro grande passo para que Hollywood enterrarre de vez o DVD.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs