segunda-feira, 26 de julho de 2010

Robô-recepcionista Olivia nos aproxima do mundo dos Jetsons


No desenho animado Os Jetsons, a robô-faxineira Rosie dava conta do serviço de casa e ainda botava a família na linha, com um eventual ataque histérico. Mas, apesar de ser "ultrapassada" para o padrão futurista dos Jetsons, Rosie ainda está longe de ser superada pelos robôs da vida real. Um dos exemplos que chegam mais perto, por enquanto, é Olivia, criada pela Asoro.


Ela se encaixa na categoria "robô-social", o tipo de máquina projetada para interagir com humanos e ajudá-los em tarefas simples. Ela não varre a casa e nem sei correndo atrás de crianças teimosas, mas consegue conversar, entender ordens e perceber obstáculos em seu caminho. Ela é equipada com câmeras e microfones para reconhecimento tridimensional de ambientes e pode carregar objetos. Os braços, quando não forem utilizados, podem ser "guardados" dentro do próprio corpo.


O Plastic Pals traz dois vídeos que mostram um pouco mais dessa robô-recepcionista em ação. E Olivia não está sozinha. Ela tem sua própria "família Jetson" formada por Lucas, Mika e Rio, entre outros, cada um com uma função específica.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs