quarta-feira, 14 de julho de 2010

Narguile

Narguile é tão prejudicial quanto o cigarro,
diz pesquisa

Ao menos no Canadá, muitos jovens parecem acreditar que narguilês e outros cachimbos de água são mais seguros que cigarros, dizem alguns pesquisadores.


Para um estudo que aparece na edição atual do jornal Pediatrics, cientistas em Montreal enviaram questionários, em 2007 e 2008, a 1.208 pessoas com idades entre 18 e 24 anos que haviam participado de um estudo anterior sobre uso de nicotina por adolescentes. Três quartos responderam os questionários.


Daqueles, 23% afirmaram ter fumado tabaco num cachimbo de água durante o ano anterior, embora a maioria tenha dito que o fez menos de uma vez por mês. Nos Estados Unidos, estudos com alunos universitários estimaram que de 9 a 20% haviam usado narguilê no mês anterior.


A autora sênior do artigo, Jennifer O'Loughlin, professora de epidemiologia da Universidade de Montreal, disse haver diversos mitos, bastante disseminados, de que os cachimbos de água seriam mais seguros que cigarros.
"Um mito diz que, como a textura é mais suave, ele seria menos tóxico, e que a água filtra as toxinas", disse O'Loughlin. "Isso não é totalmente válido". Na verdade, segundo ela, os cachimbos podem expor os fumantes a quantidades ainda maiores de nicotina e metais pesados do que os cigarros.


THE NEW YORK TIMES

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs