quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ração humana

Atualmente muito se tem falado sobre a tal ração humana, que de novo não tem nada!!
Já faz tempo que agreguei certos tipos de complementos em minhas refeições, entre elas levedo, fibra e gérmen de trigo, linhaça, gergelim e outros.


Acho que esse boom da ração humana se deve exclusivamente ao fato de divulgar que emagrece e isso faz qualquer coisa se disseminar na mídia de forma super rápida, além do mais tem bastante gente ganhando dinheiro vendendo a ração pronta.




Mas afinal o que é?


Ração humana é um alimento feito de uma mistura de cereais e outros alimentos funcionais moidos ou em pó. Esse nome se originou para se opor a Ração Animal, não é verdadeiramente uma ração pois não supre as totais necessidades nutricionais de uma pessoa. Existe uma receita básica e variações de alguns ingredientes. (Wikpédia)


A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e diabetes, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo.




Pra que serve?


A utilização da ração humana auxilia no emagrecimento pois tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. É importante destacar que a ração humana tem o efeito de perda de peso, desde que sejam feitos exercícios físicos. Idealmente, a prescrição do alimento deve ser individualizada, pois cada pessoa tem as suas peculiaridades. Sempre é recomendado consultar um nutricionista.


Segundo elas, a ração humana ajuda a regular o intestino, auxilia no controle do colesterol ruim e da glicose alta, combate a osteoporose, artrite e artrose, traz benefícios para tecidos, músculos, unhas e cabelos e, pra melhorar a coisa toda, ainda auxilia na perda de peso e na desintoxicação do organismo.


Vi algumas reportagens onde dão dicas pra você colocar num copo com água e tomar em jejum, deve ser horrível!! Ou seja, não resolve de nada, ou pelo menos não por muito tempo... quem agüenta tomar aquela água marrom com gosto de sei lá o que?

Outros sugerem misturar ao suco ou alguma fruta, e bater, o que já melhora a perspectiva de tempo que alguém usará.


Como eu já usava muitos dos itens sugeridos para a ração, e consumia de forma diferente sem ter alteração nenhuma no gosto da comida sugiro colocar nas saladas, molhos, vitaminas e iogurte. Sempre misturado na alimentação não sinto o gosto, mas sinto os efeitos maravilhosos, como por exemplo regular o intestino!! Só por isso já vale a pena!! Não preciso tomar remédios, comprar determinado iogurte que ajuda a liberar ou comer mamão todo dia...


Não misturo tudo como eles estão falando que é pra misturar, tenho cada item num pote separado já que utilizo de várias maneiras ao longo do dia, e assim eu não enjôo do gosto. Por exemplo a semente de girassol não gosto na salada, prefiro no iogurte com granola ou uva passa.


Também não tenho todos como eles sugerem, tenho linhaça moída, gergelim, sementes de girassol, fibra e gérmen de trigo, levedo de cerveja e aveia.
O levedo costumo colocar no molho, mas pouco pois o cheiro fica bem forte na fervura.


Mas pra quem quiser, abaixo temos uma receitinha retirada do site M de Mulher:




Os ingredientes sugeridos para a ração humana são:
- 250 g de fibra de trigo
- 125 g de leite de soja em pó
- 125 g de linhaça marrom
- 100 g de açúcar mascavo
- 100 g de aveia em flocos
- 100 g de gergelim com casca
- 75 g de gérmen de trigo
- 50 g de gelatina sem sabor comprada em casa de produtos naturais
- 25 g de guaraná em pó
- 25 g de levedo de cerveja
- 25 g de cacau em pó
Misture bem todos os ingredientes da receita, deposite em um pote, feche direitinho e guarde na geladeira. A receita rende 1 kg.


Prepare e beba


- 250 ml de leite desnatado ou água ou suco de soja comprado pronto do sabor de sua preferência
- 2 colheres (sopa) do composto caseiro
- 1 fruta (banana média, uma fatia de mamão, seis morangos grandes ou 1/2 maçã com casca).
Se preferir, utilize uma xícara (chá) de sua fruta preferida.

Bata os ingredientes no liquidificador, adoce com mel ou melado de cana a gosto e beba.


Quando beber


Para emagrecer até 4 kg em um mês: substitua apenas o café da manhã pela bebida.


Para emagrecer até 8 kg em um mês: além da primeira refeição do dia, troque também o jantar pelo suplemento.


Outras variações da ração humana:


Receita 1


500g de soja em pó
500g de farelo de trigo
500g de farelo de aveia
100g de gergelim
100g de linhaça dourada
100g de guaraná em pó
100g de levedo de cerveja
100g de gérmen de trigo
100g de açúcar mascavo
100g de gelatina sem sabor
100g de quinua
100g de cacau em pó
100g de farinha de maracujá




Receita 2


200g de farelo de trigo
100g extrato de soja
100g linhaça
100g de açúcar mascavo
100g de aveia
100g gergelim
100g gérmen de trigo
100g gelatina
25g de levedo de cerveja
25g de guaraná em pó
50g de cacau




Receita 3


50g de linhaça
250g de gérmen de trigo
500g deleite de soja sem açúcar
500g de farelo de trigo
250g de flocos de aveia
100g de semente de gergelim com casca
100g de açúcar mascavo ou 50g de cacau
50g de levedo de cerveja em pó
50g de guaraná em pó
100g de quinua




Mas não esqueçam que se vocês tiverem bons hábitos alimentares não precisam se sacrificar, nem deixar de comer coisas gostosas. Basta incluir certos “ingredientes” na sua alimentação e você terá um corpo legal, nos dois sentidos: bonito e saudável.


Além do mais, num dia você ouve as maravilhas da ração humana, no outro já tem sobre os melefícios. Nada em excesso é bom, por isso tenha um limite no uso da ração e não substitua todas as suas refeições por ela, consulte um especialista primeiro.


Os especialistas alertam que as pessoas não devem se alimentar somente da mistura, nem exagerar na quantidade usada. Alertam também que aqueles que têm intestino solto devem evitar a mistura, pois a quantidade de fibras pode fazer com que o problema se agrave. Se você tem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, deve tomar cuidado e eliminar o açúcar mascavo, o guaraná em pó e o cacau da receita.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs