quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mulheres têm mais problemas de visão


As mulheres sofrem mais com problemas de visão. É o que mostra o levantamento feito pelo Healhty Sight Institute intitulado “Mulheres e Visão: por que elas sofrem mais?”. Os transtornos vão desde olho seco aos erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) até a catarata. De acordo com o documento, 60% das mulheres contra apenas 40% dos homens são atingidas pela catarata.


Fatores hormonais, como a menopausa, também influenciam diretamente na visão feminina. A baixa produção de estrogênio e testosterona diminui a produção de lágrimas, provocando o chamado “olho seco”, que leva ao aumento de problemas visuais. As mulheres também se preocupam menos com a visão.


Por conta destes fatores, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a prevenção da cegueira entre mulheres como o tema central da campanha do Dia Mundial da Visão, que será comemorado em 8 de outubro.


A falta de conhecimento das brasileiras sobre os cuidados com a saúde dos olhos também foi destacada em pesquisa realizada com 1007 brasileiros (598 homens e 409 mulheres) pela empresa Transitions. De acordo com o estudo, 57% das brasileiras contra 47% dos homens afirmam ter algum tipo de problema visual. Elas também não sabem ou não acreditam que fatores hormonais, como a baixa de hormônios durante a menopausa, pode influenciar diretamente na qualidade da sua visão.


Dados sobre mulheres e olhos


:: Dois terços de todos os casos de cegueira no mundo ocorrem em mulheres, de acordo com a OMS


:: Erros refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia) são mais comuns em mulheres


:: 60% das mulheres sofrem com a catarata, contra apenas 40% dos homens


Por que elas sofrem mais?


:: Fatores hormonais: com a queda nos níveis de hormônios decorrente da menopausa, as mulheres tendem a apresentar uma diminuição na produção de lágrimas. Resultado: olho seco e maior comprometimento visual.


:: Gravidez: alterações fisiológicas podem levar a aumento da pressão intraocular. Por conta disso, a córnea diminui a sensibilidade, aumenta espessura e muda a curvatura. A situação provoca intolerância às lentes de contato, muda o grau dos óculos, além de causar outras alterações reversíveis.


:: Cuidados visuais: mulheres têm uma tendência a utilizar menos as lentes de contato e os óculos


Agora que tal pegar o telefone e fazer aquele agendamento com o seu oftalmologista?


Aproveita e marca logo pra fazer aquela "revisão" e não enfrentar problemas graves mais tarde.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs