quinta-feira, 17 de junho de 2010

Em busca da pose perfeita

Que atire a primeira máquina quem não quer sair bem nas fotos!!


Continuo uma pesquisa sobre poses para fotos, já que escuto tantas pessoas reclamando que não são bonitas e ficam horríveis nas fotos. Mas na verdade ser bela não significa ser fotogênica!!


Ficar bem nas fotos tiradas entre amigos, família é sempre mais difícil do que as fotos tiradas com fotógrafos, não é verdade?
É que o profissional já tem na cabeça os ângulos certos que em geral, ficam bem para qualquer pessoa; assim como as modelos que sabem fazer caras e bocas, torcerem o corpo que parece que vai dar um nó mas no final o resultado é ótimo!!


Encotrei no site Digiforum uma sala falando sobre poses para fotografias e nele tem alguns links que baixam poses de fotos para você treinar em casa, tem para homens, mulheres, noivas e casais.
Vou te dizer que tem algumas que fiquei me perguntando pra que? Sim, pra que tirar uma foto nessas poses abaixo:



São todas fotos de estúdio, mas a idéia aqui é procurar poses e dicas para fotos amadoras, entre amigos e família, ou naquele passeio legal. Enfim, fotos em lugares, ocasiões.. essas que a gente tá sempre tirando. Aquela foto tirada no susto, mas que a gente consegue se arrumar um pouco antes do flash. Bom tem também algumas poses legais nesse fórum com pose de estúdio que dá pra treinar e testar.


Em alguns outros sites encontrei dicas de fotógrafos e modelos para a pose ideal. Tá bom, talvez não seja pra tanto, mas dá pra ajudar um pouco na hora que você escutar “olha o passarinho” e saber onde colocar os braços, as pernas, se ri ou se chora, se coloca a mão no bolso ou na frente do rosto... bem, vamos as dicas:


1. Se você reparar todo famoso tem seu ângulo, sim... o lado que o nariz fica mais bonitinho, que não aparece tanto as rugas do rosto ou que esconde aquele sinalzinho que você não gosta. Descubra qual é o seu, procure nas fotos que você tem aquelas em que está mais bonito e procure o que similar entre elas e corre pra frente do espelho pra treinar um pouco.


2. Se a intenção é parecer mais magra, o ideal é ficar de lado e nunca encarar a câmera com o corpo de frente. Uma viradinha já afina a silueta.


3. Quando a foto é de perfil ou de corpo inteiro, o ideal é deixar uma perna ligeiramente à frente da outra. E apoiar o peso nas pontas dos pés (e não nos calcanhares). Isso ajuda a deixar o corpo mais leve e erguido, além de esconder as gordurinhas das pernas e do bumbum.


4. Evite deixar os braços encostados no corpo.


5. Para amenizar o papo lembre-se de levantar o queixo, outra dica é colocar a língua no céu da boca ou ainda esticar o pescoço para frente e ombros para baixo. Tirar a foto de um ângulo inclinado de cima para baixo (com a câmera acima da cabeça), também gera melhores resultados.


6. Procure fotografar de um ângulo mais alto e pedir para a modelo abaixar um pouco o queixo: assim evitamos buraco de nariz aparecendo e deixamos os olhos aparentemente maiores e mais marcantes. Esse ângulo também atenua o formato do rosto deixando o queixo menos proeminente, o que também é importante para retratos femininos.


7. Nos dias de sol é sofrido mesmo pra fotografar... prefira sair nas fotos com o óculos de sol a menos que queira fotografar de cara feia. Vale também posar de costas para o sol.


8. E quanto ao sorriso, faça o teste do espelho: você sorri e fica parecendo uma japonesa? (de olho fechado) Então é melhor um sorriso contido tipo Monalisa ou com a boca semi aberta.


9. Para as fotos em grupo evite ficar nas pontas.


10. Esqueça o biquinho! A menos que você ainda não tenha 14 anos!! Fotógrafos dizem que fotos de biquinho, beijinho de cima e na frente do espelho já era! É fato que virou uma febre no Orkut, mas cá entre nós não é a coisa mais bonita de se ver. Tira a beleza natural da pessoa e sugere uma atitude infantil.




11. Pra quem quer ficar com bocão vale a dica da fotógrafa Fernanda Bozza no site Expresso MT: Mas, se a intenção é ficar com bocão, a dica é abusar do brilho molhado do gloss nos lábios e manter a boca levemente aberta. "Normalmente, pedimos para pessoa ficar com a boca entreaberta, como se estivesse com um lápis entre os lábios. Vale cuidar para não exagerar e o resultado ficar artificial", alerta a fotógrafa.


Em uma matéria do site Vila Mulher dois fotógrafos deram as seguintes opiniões:


(...) Para uma foto de corpo inteiro, então, as mulheres devem girar o corpo levemente para um dos lados, colocar um pé na frente do outro, jogar o quadril para traz, desencostar os braços do corpo e levantar o queixo! “A cruzada de perna na frente sempre afina a silueta e deixa a mulher com corpo mais de violão. A mão na cintura ajuda a ‘descolar’ os braços do corpo além de afinar a cintura mesmo”, explica Anna.


Eder lembra que o truque de cruzar as pernas é bastante utilizado em editoriais e campanhas de moda - e pode ser repetido facilmente. “Esse movimento faz com que os músculos tonifiquem o corpo da mulher, deixa-o mais esguio e com aparência mais saudável. A mão na cintura dá mais atitude na foto, assim como braços cruzados”, opina.


Os dois alertam que é preciso cuidados com as fotos tiradas “de cima”. “As baixinhas devem evitar, pois ficarão ainda menores”, diz Eder. “A técnica ainda deixa uma distorção, como cabeça grande e perna curta”, completa Anna.


Gostou? Eu também gostei!! Agora vamos pra frente do espelho treinar algumas poses que o final de semana já chegou, quem sabe nessa segunda você volta com fotos mais bonitas!!

Nove dicas para você sair linda na foto
Sorriso espontâneo e lábios entreabertos fazem toda a diferença


1. O melhor ângulo
Se até modelos, como Gisele Bündchen e Isabeli Fontana, têm o melhor ângulo, o desafio é descobrir qual é o seu. Trata-se da posição em que seu corpo e rosto ficam mais harmônicos e, portanto, mais bonito. E você mesma pode tirar essa conclusão. "Existem pessoas, por exemplo, que gostam de ficar com a cabeça bem erguida para esconder a papada ou, simplesmente, para apresentar um ar mais elegante", diz a fotógrafa.


A técnica mais comum é intuitiva e parte da auto-observação. Nessa hora, fazer poses em frente ao espelho é um método eficiente. "Alguns profissionais, como consultores de imagem e visagistas, podem ajudar nessa questão a partir de um análise mais profunda dos traços do rosto. É uma saída para quem não consegue descobrir sozinha o seu melhor ângulo."


Já em um ensaio fotográfico, cabe ao fotógrafo fazer esse trabalho. "O profissional deve descobrir o melhor ângulo da pessoa fotografada e explorá-lo. E, normalmente, não revelamos ao modelo essa característica para ele não perder a naturalidade durante o ensaio", explica a especialista.


"Ficar descontraída é essencial para sair bem na foto. Eu sempre imagino que estou fazendo poses em frente a um espelho e que não tem ninguém me olhando. Assim, consigo focar na fotografia e ficar à vontade para abusar de todos os ângulos que eu fico melhor. Eu gosto, por exemplo, de focar o olhar em um ponto do estúdio, para transparecer um ar natural", explica a modelo Tamara de Paula.


2. Sorriso aberto
Uma das grandes dúvidas na hora da foto é descobrir como deve ser o sorriso. Mas, de acordo com Fernanda Bozza, não existem muitos mistérios. "O sorriso deve ser natural e espontâneo" diz a especialista. "A dica é bater a foto em momentos de diversão, quando você está naturalmente feliz e descontraída."


No caso de fotos programadas, também existem truques que ajudam a deixar o sorriso mais leve. "É legal colocar uma música, conversar e sentir-se confortável. É assim que se chega ao melhor resultado ", afirma a fotógrafa.


3. Disfarce a barriguinha
Prender o ar até o último flash é a solução de muitas pessoas para esconder a barriguinha. Mas, na grande maioria das vezes, a atitude gera uma pose forçada demais. "Não adianta tentar encolher a barriga, já que vai ficar evidente na foto. O ideal é valorizar os pontos fortes e esconder os fracos. No caso da barriga, podemos optar por uma blusinha mais larga, que não marque o corpo, além de enfocar o rosto em vez do corpo, por exemplo", sugere Fernanda Bozza. Outra dica é evitar as fotos de perfil que acabam valorizando a barriga saliente.


4. Esconda a papada
Para muita gente, a papada, aquele excesso de pele logo abaixo do queixo, é a vilã da boa foto. E dá para dar jeito nela também. "Coloque o pescoço um pouco mais para frente do corpo e os ombros sempre relaxados para baixo, assim a pele fica mais esticada", explica. "Tirar a foto de um ângulo inclinado de cima para baixo (com a câmera acima da cabeça), também gera melhores resultados", diz.


5. Pare de fazer bico
Adora tirar fotos com biquinho? De acordo com Fernanda Bozza, se você já passou dos 14 anos é hora de mudar a pose. "A não ser que esteja beijando a barriga de uma grávida, uma criança ou mandando um beijo para a câmera, essa pose tira a beleza natural da pessoa e reflete uma atitude totalmente infantil", afirma.


6. Bocão na foto
Mas, se a intenção é ficar com bocão, a dica é abusar do brilho molhado do gloss nos lábios e manter a boca levemente aberta. "Normalmente, pedimos para pessoa ficar com a boca entreaberta, como se estivesse com um lápis entre os lábios. Vale cuidar para não exagerar e o resultado ficar artificial", alerta a fotógrafa.


7. Maquiagem certa
É essencial usar uma boa maquiagem, que não seja oleosa ou escorra durante a sessão de fotos. Evite usar produtos com muito brilho ou cintilantes para não carregar o visual. Opte por versões opacas. Uma maquiagem básica, leve e que funciona é: base para cobrir as imperfeições da pele, rímel para valorizar o olhar e gloss para destacar a boca.


8. Corpo bem posicionado
Formas do corpo em harmonia são a garantia de uma boa foto. A cabeça, os braços e as pernas na posição correta fazem milagres na hora dos cliques. Confira as dicas da fotógrafa:


Cabeça
a dica é explorar a espontaneidade. Nada de virar a cabeça toda para o lado ou deixá-la enrijecida. "A postura robótica e dura passa um ar forçado", explica Fernanda Bozza. "Aposte na descontração e deixe a cabeça livre para qualquer pose em que você acredite interessante".


Braços
Os braços também precisam estar relaxados e livres para a foto ficar natural. Quem tem os braços mais gordinhos, deve evitar deixá-los preso ao corpo, já que essa atitude faz com que ele pareçam bem maiores. As fotos de perfil também colaboram para a ideia de aumento de volume dos membros.


Pernas
Quando a foto é de perfil ou de corpo inteiro, o ideal é deixar uma perna ligeiramente à frente da outra. E apoiar o peso nas pontas dos pés (e não nos calcanhares). Isso ajuda a deixar o corpo mais leve e erguido, além de esconder as gordurinhas das pernas e do bumbum.


9. Foto no estúdio
Se decidiu fazer um ensaio com um profissional, vale tomar alguns cuidados. "O principal é ter afinidade com o fotógrafo, gostar do trabalho dele, confiar e se sentir à vontade, caso contrário. as fotos nunca ficarão legais", explica. "E vale lembrar que para sair bem na foto, de um modo geral, é preciso estar bem com você mesma e feliz. É incrível como a felicidade deixa as pessoas mais bonitas e saudáveis. Fica visível nas fotos", lembra Fernanda Bozza.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs