quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cheiro natural da mulher é o 'perfume' mais sedutor

Esqueça os perfumes. O cheiro preferido dos homens, principalmente na hora da conquista, é o odor natural da mulher. Pelo menos é o que indica um estudo feito por pesquisadores da Florida State University, nos Estados Unidos, que sugere que a mulher chama muito mais atenção dos homens pelo seu cheiro natural do que usando perfumes sintéticos.


Pela primeira vez, os cientistas conseguiram perceber que a taxa de testosterona dos homens aumenta quando eles ficam perto de uma mulher que está no período fértil. Estudos anteriores já haviam mostrado a importância dos feromônios (substâncias químicas que, captadas por animais de uma mesma espécie, permitem o reconhecimento mútuo no jogo da conquista) e que o cheiro natural dos homens era essencial para as mulheres na hora de escolher um parceiro. Na natureza, os níveis de testosterona dos machos aumenta quando as fêmeas entram no cio, mas acreditava-se que este instinto havia se perdido nos humanos.


Os pesquisadores selecionaram quatro voluntárias, entre 18 e 19 anos, que não usavam contraceptivos e com ciclo menstrual regular. Cada uma delas vestiu uma camiseta por três dias, em diferentes períodos do ciclo menstrual. Essas camisetas e outras que nunca haviam sido usadas, foram levadas para serem cheiradas por 68 homens, entre 18 e 23 anos.


Depois de sentir o cheiro de cada camiseta, os níveis do hormônio testosterona de cada homem foram medidos. O estudo mostrou que neste aspecto estamos muito próximos dos animais: aqueles que cheiraram as roupas de mulheres em período fértil tinham níveis muito mais elevados de testosterona do que os que sentiram o odor de camisetas limpas ou de mulheres fora do período de ovulação.


Pesquisas anteriores já mostraram que a pílula pode alterar o olfato feminino, diminuindo sua habilidade para escolher um parceiro compatível.


Para os pesquisadores, a testosterona estimula a competitividade e a dominância masculina, traços valorizados pelas mulheres no auge da janela reprodutiva. Também fazem com que o homem se sinta motivado a conquistar uma mulher disputada por outros pretendentes.


Perfumes


Segundo o artigo publicado por Juliana Almeida Ribeiro, do site netsaber.com, os perfumes só ocasionaram a perda de sentidos aguçados, como, por exemplo, o olfato. As mulheres, quando estavam em seu período fértil, liberavam um odor específico que os homens podiam sentir. Porém, algumas mulheres, se sentiam assediadas e passaram a camuflar seu odor natural, utilizando ervas e outras plantas em seu corpo, assim, os homens, como não se utilizavam mais desse sentido, teriam perdido essa precisão. Mas, como indica a pesquisa, não perderam completamente.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs